Receba Grátis Nossas Atualizações

domingo, 18 de agosto de 2013

Em quanto tempo devemos desenvolver nossa aula na Escola Bíblica?

,
A Escola Bíblica possui os mesmos elementos de uma escola secular. São eles, aluno, professor e conteúdo. Assim como uma aula é planejada na escola secular, a aula da Escola Bíblica deve seguir os mesmos elementos do plano, a saber:

• Objetivos

• Conteúdo
• Procedimentos
• Recursos
• Avaliação

O tempo para a aula é de 50 minutos, para isso, faz-se uma divisão do tempo para desenvolvê-la nas seguintes etapas: acomodar os alunos, fazer a chamada, motivação inicial do conteúdo, desenvolvimento do conteúdo, recapitulação, atividades.

É importante que o professor da EB preocupe-se em preparar bem a sua aula, sem um plano a aula torna-se monótona, desorganizada, com isso o aluno perde o interesse, pois, não sabe onde o professor quer chegar, como diz Luis Alves de Mattos:

“Os dois grandes males que debilitam o ensino e restringem seu rendimento são: a rotina, sem inspiração nem objetivo e a improvisação dispersiva, confusa e sem ordem. O melhor remédio contra esses dois grandes males é o planejamento”

O conteúdo que é ensinado na EB é diferente da escola secular. Enquanto esta prepara o aluno para a vida terrena, o conteúdo da EB prepara-o para viver como cidadão celestial na terra, que caminha para o céu. Diante disso, penso que todo professor deve fazer seu plano de aula, que os superintendentes busquem tornar a escola mais organizada para que assim tenhamos uma EB de qualidade. Mas quanto ao tempo dispensado para o desenvolvimento, penso que a EB não deve se prender aos 50 minutos. Já apresentei esse ponto de vista para algumas pessoas, e houve quem discordasse argumentando que a aula da escola secular é de 50 minutos. No entanto, temos que levar em consideração alguns fatores para que esse tempo de aula não seja o determinado na EB.


Primeiro, uma aula de português ou qualquer outra disciplina na escola é de 50 minutos, mas quantas aulas são por semana? Algumas vão de 6 até 2 aulas semanais. Enquanto isso, nossa EB é apenas uma vez por semana.
Segundo, nossas crianças e jovens passam mais tempo na escola secular do que nos trabalhos da igreja, eles estão mais tempo em uma escola ou universidade que não só ensinam as disciplinas curriculares, mas que tem investido tempo e recurso para ensinar valores mundanos. E o resultado disso, nós vemos em estatísticas que mostram que 60% dos jovens se afastam da igreja quando ingressam na universidade¹. Enquanto isso, só temos uma EB por semana, de 50 minutos. Esse é o tempo que temos para combater os ensinos mundanos, e preparar nossos alunos para enfrentar os desafios de uma sociedade sem Cristo, que tem relativizado as Verdades Bíblicas.
Terceiro não podemos chegar às classes infanto-juvenis sem fazer um momento descontraído, conversar com eles, saber como tem passado, fazer um momento inicial diferente para que eles se sintam a vontade, e prontos, com sede para aprender. Imagine se você chega à classe, saúda, pede para abrir a revista na lição do dia, não aplica sequer uma dinâmica, não pergunta se estudaram durante a semana e começa a falar sem parar?! Essa atitude poder levar os alunos à evasão, alguns podem até ficar, mas não estarão atentos. O professor deve despertar no aluno o entusiasmo para aprender. Com isso, quero dizer que apenas 50 minutos, é pouco tempo para uma aula com essa faixa-etária.

Em suma, sou a favor que o professor da EB faça seu plano de aula a cada domingo, prepare bem as etapas, estude, ore e busque a ajuda do seu professor o Espírito Santo. Mas quanto ao tempo, sou a favor que seja aumentado de acordo com a possibilidade da igreja, o importante é que o ensino não seja comprometido porque faltou tempo para finalizar ou realizar todas as etapas do plano de aula.

A EB ensina as verdades das Escrituras, são elas que preparam nossas crianças e jovens para enfrentar um mundo totalmente corrompido pelo pecado. E por que delimitarmos tão pouco tempo para essa escola tão abençoada? Além do mais, a igreja deve elaborar mais atividades extra-classe para que os alunos estejam sempre aprendendo e praticando a Palavra de Deus. Mas isso é outro assunto que abordaremos em outra oportunidade.
Renato Vargens

0 comentários to “Em quanto tempo devemos desenvolver nossa aula na Escola Bíblica?”

Postar um comentário

 

GOSPEL MAIS

CPADNEWS.com.br

GOSPEL PRIME

Widget gerado por Gospel Prime

Copyright © 2012 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates